Quadrinhos

Finalmente, recebi meu exemplar do excelente e original Le Chevalier: Arquivos Secretos, mais um lançamento de qualidade da Avec Editora

untitled-1
Escrito por PH

untitled-1E finalmente, recebi o meu exemplar de Le Chevalier: Arquivos Secretos vol. 1, quadrinho de A.Z. Cordenonsi (roteiro) e Fred Rubim (desenhos), artista que tem um traço muito próximo ao de Mike Mignola e que eu já conhecia de O Coração do Cão Negro, também da Avec Editora.

Como Consultor de BD da editora, participei do processo de produção da HQ, fazendo a revisão final de seu texto.

Trata-se de uma belíssima banda desenhada, produto difícil de se ver no Brasil, feito por autores nacionais, e que envolveu muitas pesquisas por parte de seus autores, já que seu argumento se passa na França do século XIX. Aos fatos históricos reais, Cordenonsi adicionou muita fantasia e uma abordagem Steampunk.

Também conhecido como Tecnavapor, Steampunk é um tipo de ficção científica em que elementos tecnológicos modernos, que não existem na época em que se passa determinada trama, fazem parte da rotina dos personagens. Graças a isso, lanchas velozes, computadores e outros avanços desfilam pelas páginas dessa HQ.

Nos anos 1980, lembro de ter assistido a um seriado que se passava no final da era conhecida como Velho Oeste Americano, na qual o agente secreto James West (Robert Conrad) dispunha de numerosos aparatos bem ousados e impensáveis para os tempos em que vivia suas peripécias contra vilões em The Wild Wild West (O Valente Bonitão). Já era um seriado Steampunk, embora o conceito nem existisse nos anos 1960, década em que o enlatado foi produzido.

Como fã incondicional da Cidade Luz e amante do universo francófono, foi uma surpresa, matar as saudades das Catacumbas, do Rio Sena, da Catedral de Notre-Dame e de outros pontos da charmosa metrópole europeia, que não é exatamente aquela que existiu de fato em áureos tempos, embora guarde o mesmo e irresistível charme.

O enredo tem lugar no período da Revolução Industrial, quando o espião Le Chevalier é o mais importante agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, defendendo o Império Francês de seus inimigos. Com a ajuda de seu fiel companheiro, Persa, dono de boca incrivelmente suja, encantará o leitor em duas histórias repletas de ação, conspirações e reviravoltas. Le Chevalier é uma espécie de James Bond francês do passado.

O quadrinho tem capa em brochura, 64 páginas coloridas, impressão em Papel Couché Fosco 170g e diagramação de Vitor Coelho.

Abaixo, veja a primeira resenha que fiz da HQ, em vídeo.

Por PH.

lechevalier_capa_divulgacao_sofrente_baixa

lechevalier_millo_divulgacao3_baixa

15220010_580163512172320_8408843335483643143_n

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário