Quadrinhos

O Roubo do Marsupilami, quinta HQ de Spirou pela SESI-SP, traz história de Franquin, a partir de ideia de Jo Almo

Untitled-1
Escrito por PH

Untitled-1Spirou é um clássico personagem da banda desenhada franco-belga que apareceu pela primeira vez na revista de mesmo nome, em de 21 de abril de 1938. Como o criador do herói, Rob-Vel, acabou ficando preso e impedido de desenhar, na Alemanha Nazista, Jijé se responsabilizou pela série. Com a venda dos direitos da franquia para as Edições Dupuis, em 1943, a produção de histórias continuou ainda com Jijé, que criou Fantásio. Depois, o próprio Jijé foi substituído por André Franquin, em 1946. Este último artista citado teve então o mérito de ser o idealizador do Marsupilami, um incrível animal amarelado e com pintas pretas, dono de força descomunal e rabo enorme, encontrado na selva da Palômbia.

É justamente este esquisito bichano que é o centro da trama da quinta HQ de Spirou, O Roubo do Marsupilami (Les Voleurs du Marsupilami), lançada no Brasil pela editora SESI-SP. A aventura saiu em álbum, pela primeira vez, em 1952, e tem autoria de Franquin, a partir de uma ideia de Jo Almo, pseudônimo de Geo Salmon. É continuação do número anterior.

rrrrr

Segundo a narrativa da BD, Spirou e Fantásio doam o Marsupilami a um jardim zoológico, inspirado no que existe de fato em Anvers (Antuérpia/Bélgica), onde ele passa a ser agrande atração do lugar. O problema é que o animal fica profundamente entendiado e a dupla, arrependida, resolve então levá-lo de volta para seu ambiente natural. Antes que o peguem, entretanto, ficam sabendo da sua morte e que seu corpo desapareceu.

É aí que Spirou e Fantásio começam uma vigília, dentro do zoo, para tentar achar o criminoso responsável pelo sumiço dos supostos restos do Marsupilami, antes que ele fuja com o produto de seu roubo.

Apesar do bandido, o desempregado Valetin Mollet, ter conseguido escapar, nossos amigos conseguem descobrir seu paradeiro, na cidade de Magnana, onde o Conde de Champignac está em férias. O cientista amalucado ajudará Spirou e Fantásio a elucidarem o caso.

A busca os levará ao Circo Zabaglione, dirigido por um sádico que não ama os animais.

Leur enquête les amène au cirque Zabaglione, dirigé par un être sadique qui n’aime pas les animaux.

Personnages:

Será que o Marsupilami morreu mesmo, e terá seus despojos encontrados, ou as coisas são exatamente o que parecem?

O Roubo do Marsupilami tem capa em brochura, 64 páginas, formato de 21,2cm x 29,1cm e preço de R$ 32,00.

Tirei fotos da novidade na Livraria da Travessa. Aproveitei a ocasião para aparecer, eu mesmo, posando também com o quadrinho anterior a este, Spirou e os Herdeiros, que igualmente está chegando agora às lojas especializadas brasileiras, com desenhos de Franquin.

Por PH.

20160902_175826

20160902_180220

20160902_175333

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário