Sem categoria

Finalmente, conferimos a versão animada de “Minha Mãe está na América: Ela encontrou Buffalo Bill”

Escrito por PH

20150929_073829Ma maman est en Amérique, elle a rencontré Buffalo Bill é um desenho animado francês que foi lançado em DVD, no ano de 2013, baseado em quadrinho de mesmo nome, de Émile Bravo, publicado pela Gallimard. Dirigido por Marc Boreal e Thibaut Chatel, contou com as vozes de Marc Lavoine, Julie Depardieu e Tom Trouffier, entre outros.

Já havia lido a HQ e confesso que me surpreendi com essa produção bem cuidada, apresentando movimentos suaves e uma discreta ajuda de computação gráfica, principalmente, quando há veículos em movimento. Como o processo digital foi usado com sabedoria, não atrapalhou o caráter tradicional da animação, na qual os personagens e cenários foram desenhados à mão.

A história se passa numa pequena cidade da França, durante os anos 1970, na época da volta às aulas. Jean é uma criança que vive com um irmão pequeno, seu pai e uma babá que cuida de tudo na casa. Sua mãe largou a família, ao se apaixonar por outro homem. Por isso, seu pai vive triste, em função da separação drástica. Logo que Jean regressa ao colégio em que estuda e entra na sala de aula, a professora pergunta qual é a profissão dos pais. O garoto, nitidamente embaraçado com a situação e percebendo ser diferente dos outros por ter uma família partida, inventa que sua progenitora é secretária. Aos poucos, a falta que o menino sente da mãe começa a ser amenizada por uma vizinha, um pouco mais velha que ele e que já sabe ler. A garota se chama Michele e resolve brincar com aquela situação dramática. Ela passa a ler o conteúdo de duvidosos postais, que diz terem sido escritos pela mãe de Jean, sem nunca deixar que o texto seja visto de fato pelo jovem. Segundo as correspondências, a mamãe fujona estaria de passagem pela América e, logo de início, teria encontrado o cavalo de Buffalo Bill. É claro que a história não passa de uma fantasia inventada por Michele, que enche a cabeça de seu amiguinho de fantasias. Os dois se encontram no jardim, regularmente, onde Jean acredita realmente que não foi esquecido e que vive sua mãe vive emocionantes aventuras nos Estados Unidos. A narrativa é super poética, preservando o traço carregado de infantilidade de Émile Bravo. Tanto a HQ como o DVD permanecem inéditos no Brasil. Eu já conferi os dois!

A seguir, veja o trailer do desenho e fotos que tirei do box do DVD e da revista em quadrinhos que está na origem desta animação:

Por PH.

capa DVD

20150929_073743

20150929_073806

20150929_073707

Capa BD

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

Deixe seu comentário