Quadrinhos

“Quaco: A Vida na Escravidão”, de Eric Heuvel, é o primeiro livro em quadrinhos sobre a escravidão na Holanda

Escrito por PH
E-Books Mais Vendidos

E o Tujaviu antecipa o conteúdo de mais um álbum do holandês Eric Heuvel, autor que tem dois quadrinhos publicados no Brasil pela Cia. das Letras: A Busca e Segredo de Família. A novidade chegou neste mês de junho de 2015, na Holanda, com roteiro da escritora Ineke Mok.

Quaco: leven in slavernij (Quaco: A Vida na Escravidão) é o primeiro livro em quadrinhos sobre a escravidão holandesa. Quaco, o protagonista da história, faz parte da etnia Akan, povo originário da África Ocidental. Ele veio de uma área correspondente ao que seria Gana ou Costa do Marfim.

Quaco esteve entre os milhões de africanos que foram vítimas do tráfico transatlântico de escravos, negócio lucrativo que também foi perpetrado pelos holandeses. Primeiramente, viverá prisioneiro na África do Oeste. Depois, irá para o Suriname e Países Baixos. Quaco tem somente oito ou nove anos, quando é levado por traficantes, por volta de 1770, enquanto seu irmão permanece no na África do Oeste. Conseguirá vê-lo de novo? O herói é então vendido ao capitão de um navio negreiro. Graças à menina Afua, ele consegue suportar as dificuldades a bordo.

Eles acabam em Paramaribo, onde são comprados pelo rico fazendeiro Walter Kennedy. A partir daí, enfrentará a dura vida nas plantações e participará de missões militares contra escravos fugitivos, ao lado do Capitão John Gabriel Stedman, empreitada que o colocará em um dilema moral. No final das contas, poderá também perder Afua.

Desenhado no mais puro estilo Ligne Claire, especialidade de Heuvel, esta HQ ainda não tem tradução para o francês ou inglês, muito menos para o português. Como não poderia deixar de ser, traz aquele visual de Tintin que é um deleite para os amantes do trabalho de Hergé.

Quaco: A Vida na Escravidão pode ser adquirido na amazon.uk, na versão capa dura ou mole, com a marca da Walburg Pers. Seu idioma é o holandês.

Por PH, a partir da tradução de texto fornecido pelo editor.

capa boa

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário