Quadrinhos

Conferimos o maravilhoso “Os Olhos do Gato”, de Moebius e Jodorowsky, publicado pela Editora Nemo

Escrito por PH

DSC06749Os gatos possuem um campo visual de 200 graus, enquanto o do ser humano se restringe a apenas 180. E não é só isso! A visão periférica dos felinos domésticos é de 30 graus para cada lado do campo. No homem, ela é de apenas 20 para cada lado. Além de serem vitoriosos nesses quesitos, estes queridos bichos de estimação veem perfeitamente à noite.

Não é de se estranhar que estas maravilhosas câmeras naturais sejam o tema de um dos mais fantásticos trabalhos de Moebius e Jodorowsky. Os Olhos do Gato volta ao Brasil em grande estilo, depois de ter sido editado em qualidade inferior por outro editor, no ano de 1987. A responsável pelo feito é a guerreira Editora Nemo.

Realizado por Moebius (desenhos) e Jodorowsky (roteiro), em 1978, o álbum foi publicado originalmente por Humanoïdes Associes, em P&B, impresso em papel de cor amarelada. O álbum é cheio tem um surpreendente clima lúdico e um visual gráfico exuberante. Na época, teve o objetivo de presentear os funcionários e amigos da editora. Com o título original de Les Yex du Chat, a obra é tida como uma das mais importantes parcerias entre estes dois artistas, os mesmos autores da saga O INCAL.

Apresentada em grandes pranchas, que ocupam toda a página, a publicação foi um marco dos quadrinhos, desenvolvida na mais pura linguagem cinematográfica de campo e contracampo.

Em sua trama, com pouquíssimo texto, a busca de um misterioso indivíduo por olhos de um gato preto conta com a ajuda de uma magnífica águia, outro animal de visão apurada. A narrativa é mágica e nos faz pensar nas várias maneiras que existem para enxergar a vida. Poesia pura!

Os Olhos de Gato tem 56 páginas, capa dura, formato de 24 x 32 cm, tradução de Arnaud Vin, e preço de R$ 54,90. Está esperando por você nas melhores livrarias.

Por PH.

dfdfd

DSC06751

DSC06750

 

 

 

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

Deixe seu comentário