Especiais

Exploramos o “Forte Arizona”, raridade produzida pela Gulliver no começo dos anos 1980

Escrito por PH
E-Books Mais Vendidos

DSC05390

Hoje em dia, as crianças não tem mais filmes e seriados de Faroeste como referência, já que o gênero deixou de ser moda há muito tempo. Nos anos 60, 70 e 80, essa situação era bem diferente. Nesta época, clássicos como Bonanza, The Wild Wild West, Homen de Virgínia, Chaparral e muitos outros eram atrações bastante assistidas na TV. Assim, o segmento proliferava e brinquedos inspirados no tema eram encontrados com facilidade nas lojas.

Me lembro de ter possuído um forte apache da Gulliver, nos anos 1970. Ele era de madeira, repleto de soldados, índios e cavalos. Vinha todo desmontado e a criança precisava unir suas paliçadas, através de pregos de encaixe, fato impensável atualmente. Fico pensando se alguma delas não teria se machucado com o nada prático dispositivo. Meu brinquedinho do passado, infelizmente, se perdeu com o tempo! Para minha sorte, recentemente, ganhei um Forte Arizona, como presente de uma parente. Ela me disse que o neto nunca havia se interessado pelo artefato. Como colecionador, foi uma surpresa bem grande, pois sei o valor que algo assim possui.

Lançado provavelmente, entre 1979 e 1982, é tido como um dos últimos fortes, em madeira, da Gulliver. Apesar, de ter sido produzido com o material, seu depósito de munições e alojamento, além das duas torres de observação, são peças de plástico. O curioso aqui é que as paredes já vinham fixadas, tornando a montagem menos perigosa para os pequenos. A única parte que deveria ser encaixada ao conjunto era o pórtico de entrada, onde se pode ler “Forte Arizona”.

Pelo que entendi, nesta nova maravilha que abrilhanta meu acervo, os índios, soldados, cowboys e mexicanos que estão presentes no conjunto, não são exatamente os originais que saíam de fábrica. Apurei, inclusive, que o Forte Arizona não incluía militares às figuras que vinham no conjunto.

Finalizando, os bonecos que encontrei na caixa estão misturados, apresentando cores únicas ou pintura à mão, e uma das torres desapareceu. Não consegui explicar sua ausência, mas garanto que isto não diminuiu a minha alegria com a aquisição.

Desejando compartilhar a experiência que estou vivendo, relembrando bons momentos da infância, realizei a seção de fotos que você confere abaixo.

Por PH.

DSC05413  DSC05394  DSC05397  DSC05363 DSC05395  DSC05400  DSC05392  DSC05379 DSC05407  DSC05376  DSC05393  DSC05410 DSC05380  DSC05409  DSC05408  DSC05396 DSC05406  DSC05382

DSC05405

 

 

 

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

8 Comentários

  • Parabéns por nos presentear com essa relíquia. Garanto-lhe que a saudade é muito grande. Sempre que possível compartilhe maravilhas como essa e ajude a resgatar preciosidades da nossa infância.

  • Parabéns pela relíquia nos emociona muito tujaviu continue a nos proporcionar esses momentos de emoção da nossa historia.

  • Caro PH, eu fui um feliz proprietário de um Forte Arizona, ganhei no dias das crianças em 1980, de longe o brinquedo que mais me cativou na infância, só para constar o meu veio com uma única torre (não vi se outros F. Arizona vieram com duas) os que vi por ai também só tinham uma torre, e as figuras variaram, por exemplo no meu vieram quatro soldados à pé, onze indios e três cowboys/ladrões. todas figuras Gulliver/CasaBlanca, ja vi relatos que alguns F. Arizona vieram com figuras Gulliver, infelizmente minha paliçada foi corroida por cupins, mas minhas figuras estão intactas e muito bem conservadas, abraços !

  • Também já tive meu Forte Apache Arizona, ganho num dos Natais mais felizes da minha vida, além do mais, na praia, naquele dia depois de intensa negociação me deixaram abrir o presente antes da meia noite e lembro de virar a madrugada brincando com esse brinquedo espetacular. Acho que é o forte com a arte da caixa mais bonito de todos. Todos as figuras do meu eram sem pintura, no padrão azul, bege e vermelho. A torre era marrom e tb só tinha uma.

  • gostaria de saber onde que eh possível ,,ver fotos dos personagens ,,,um a um de cada forte ,,,pois estou montando uma coleção e não sei qual eh qual ,,,gostaria de ver forte tal tinha tantas figuras ,,índios soldados e cavalos ,,,,se alguém souber me passe ai
    lima-np@Hotmail.com

Deixe seu comentário