Sem categoria

Editora ASA e jornal Público lançam coleção de quadrinhos de Thorgal Aegirsson.

thorgal
Escrito por PH

Começou a circular, em Portugal, desde o dia 4 de abril de 2012, uma nova coleção de HQs, fruto de mais uma parceria entre a editora ASA e o jornal Público. São 16 álbuns, inéditos em terras lusitanas, vendidos todas às quartas-feiras, até 18 de Julho, pelo excelente preço de €7,90. A exceção foi feita apenas para o primeiro volume, comercializado a €4,90. Todas as edições possuem capa dura e apresentam lombadas especiais que, quando colocadas lado a lado, formam a imagem de Thorgal. Trata-se da mais pura Banda Desenhada franco-belga, trazendo as aventuras de Thorgal Aegirsson, protagonista de uma série de sucesso iniciada em 1977, pelas Éditions du Lombard (atual Le Lombard). O personagem foi criado pelo roteirista Jean Van Hamme e desenhado inicialmente por Grzegorz Rosinski. Desde 2007, a saga passou a ser escrita por Yves Sente, depois que Han Hamme desistiu de trabalhar na maior parte do projeto. Para quem não sabe, Thorgal é um dos últimos sobreviventes de uma anciã civilização extra-terrestre. Ele chega à Terra, ainda bebê, numa cápsula espacial e é recolhido, no mar, por uma expedição Viking. O chefe do grupo de nórdicos, Leif Haraldson, adota o menino, dando-lhe o nome de Thorgal Aegirsson, em referência a Thor, Deus do Trovão, e a Aegir, Deus dos Mares. Criado pelo povo que o acolheu Thorgal acabará por de tornar um poderoso guerreirro, dotado de uma excepcional habilidade para o arco e flecha. Apesar deste talento, o jovem não carrega dentro de si, o amor pelo combate, característica marcante de seu clã. Como deseja viver em paz, longe da crueldade dos homens, Thorgal foge com Aarícia, filha do líder que sucedeu a Leif Haraldson. Os dois deixarão de ser simples amigos para viver um grande amor, em meio a muitos perigos que os aguardarão. Os títulos destes quadrinhos, por ordem de chegada ao leitor, são: Aarícia, O Senhor das Montanhas, Loba, A Guardiã das Chaves, A espada-Sol, A Fortaleza Invisível, A Marca dos Bandidos, A Coroa de Ogotaï, Gigantes, A Jaula, Aracnéa, A Peste Azul, O Reino Sob a Areia, O Bárbaro, Kriss de Valnor e O Sacrifício. Esses exemplares fazem parte de uma coleção que já beira um total de 33 álbuns. Para quem não lembra, no final dos anos 1980, chegaram a ser lançados quatro títulos de Thorgal, no Brasil. A autora da proeza foi o extinto selo VHD Diffusion que também publicou o Western “Durango” e a revista “Animal”.

Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

3 Comentários

  • Lindo texto linda historia de amor como sempre o tujaviu nós deixando com agua na boca gostei do titulo Aarícia, Loba, A Guardiã das Chaves, deve ser muito bom obrigado pela recomendação…

  • Parabéns… seu blog está muito lindo PH e o conteúdo sem comentários só matéria de qualidade essa capa esta maravilhosa gosto dessas cores fortes deve ser uma obra de arte esse álbum, o texto esta magnífico me deixou com muita vontade de conhecer não tem o que comentar Adorei!

  • Fiquei surpresa tujaviu, pois só agora estou a tomar conhecimento desta obra não conhecia o álbum essa capa que ilustra a matéria esta muito linda ameii que historias fascinante essa relação me deixou super curiosa e com muita vontade de ler como você já disse esse universo de HQs e muito grande e uma pena que não chegue aqui historias como essa nós deixando só na vontade e uma pena!

Deixe seu comentário