Sem categoria

Gidget, a surfistinha dos Beach Movies e precursora da Turma da Praia.

Escrito por PH

Em 1959, a Columbia Pictures inaugurou um novo segmento cinematográfico que ficaria mais tarde, conhecido como “Beach Movie” ou “Beach Party Film”. Estrelando, James Darren (Tony Newman do seriado O Túnel do Tempo), Cliff Robertson e Sandra Dee no papel da lourinha “Gidget”, trazia uma temática teen, na qual uma adolescente se apaixona por seu professor de Surf. Este filme, dirigido por Paul Wendklos, se tornaria, sem dúvida alguma, o grande precursor de uma grande leva de produções realizadas pela American Internacional Pictures nos anos 1960, além de outras de menor importância, rodadas por várias produtoras do gênero. No Brasil, os filmes mais conhecidos deste estilo, foram justamente os da AIP, estrelando Frankie Avalon e Annettte Funicello, exibidos na Sessão da Tarde da Rede Globo nos anos 1970, e os três longas de Gidget: Gidget (1959), com Sandra Dee, Gidget goes Hawaiian (1961), protagonizado Deborah Walley, e Gidget goes to Rome (1961), apresentando Cindy Carol no papel de Gidget. Em 1965, Sally Field retomou a franquia, interpretando o personagem numa série de TV, cancelada após a sua primeira temporada. No ano de 1969, foi a vez de uma nova produção para a televisão, “Gidget Grows up”, introduzindo a atriz Karen Valentine, na pele de Gidget. O tema voltaria em outros formatos, ainda nos anos 1970 e 1980, caindo no esquecimento na década de 1990 e nos anos 2000. A boa notícia para quem gosta deste tipo de filme, é que o blog Tu já viu começará a fazer diversas matérias, esmiuçando uma boa parte das produções de Beach Movie, rodada na Terra do Tio Sam, entre 1959 e 1968. Aguardem!!! A primeira reportagem, incluindo vídeo, será sobre o filme “Muscle Beach Party” de 1964.
Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Estou impressionda com você PH de onde trousse essa preciosidade!!!!
    Essa com certeza veio do fundo do Baú do Tu Já Viu!!

    Lembro-me que ficava em frente à TV assistindo a famosa sessão da tarde Gidget foi um dos primeiro filme que assisti sobre amores de verão foi um dos meus favoritos eu tinha nove anos quando assisti a primeira vez ver aquelas praias lindas eu ficava encantada era uma comédia leve sobre crescer e se apaixonar coisa de adolescente apartir daí veio outro filme como a turma da praia que também mexiam com imaginação dos adolescentes em viver aquele mundo de diversão de romances ao luar com um fundo musical bem atraente e convidativo, quem nunca sonhou em estar numa praia linda com um grande amor ouvindo as ondas em uma noite de lua cheia contemplando as estrelas com uma musiquinha ao fundo, nossa você mexeu com a minha imaginação. nossa que lembranças gostosa que o tujaviu trousse para os fãs viageiii completamente nessa matéria…

Deixe seu comentário