Quadrinhos

Metal Hurlant, a revista francesa que revolucionou o mundo dos Quadrinhos em 1975.

Escrito por PH

Para quem está acostumado a nos ver falando apenas de gibis, diriamos assim, “caretinhas”, resolvemos relembrar um pouco da antológida revista francesa Metal Hurlant que em 1975 revolucionou o mundo dos Quadrinhos com um time de desenhistas feras como Moeubius, Druillet, Dionne e outros mais. Todos estes artistas surgiram nas páginas desta publicação com desenhos e enredos bastante ousados para a época. Abusando de temas como a ficção científica, a revista foi um verdadeiro marco editorial e acabaria setornando uma espécie de avó da igualmente revolucionária e americana Heavy Metal. Lembramos que esta matéria só foi possível, ao adquirirmos, num golpe de sorte, os cinco primeiro números de Metal Hurlant, comprados ontem no sêbo Baratos da Ribeiro que fica na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, entre a Rua Hilário de Gouveia e a Siqueira Campos. Estávamos procurando por estas revistas faz tempo. Agora com o exemplar em mãos, aproveitamos para traduzir do francês, o que dizia o seu editorial: “19 de Dezembro, às quatro horas da manhã, horário local: nos limites de Livry-Gargan e da Floresta de Clichy: enfim reunidos….. Philippe Druillet, o iluminador paranóico, Moebius aliás Gir, aliás Giraud, aliás “o desenhista das mil faces”, Jean Pierre Dionet disse grat-grat, vosso servidor……. e Bernard Fakas, vindo colocar um pouco de ordem nos nossos grandiosos projetos e um pouco de alma nas nossas contas; decidiram, simultaneamente e por unanimidade, de só responder a partir de agora pelo nome coletivo de: “LES HUMANOIDES ASSOCIÉS”
_ de reeditar enfim “Le Bandard Fou” este álbum mítico fora de catálogo há muito tempo…….
_de publicar a cada três meses uma revista de ficção científica em quadrinhos ou eles terão de colocar à venda por prazer seus fantasmas podres: aqueles mesmos que você tem em suas mãos feridas ou tratadas…………………..
_de preparar muitas outras coisas……..Por isso eles trabalharão como bestas, deixando de beber e comer, envelhecerão durante a noite anotando seus pesadelos……e eles procurarão Etienne Robial de Futurópolis que desenhou o título e as páginas.
De agora em diante, presos atrás de uma prancha tamanho Grande-Águia para se abrigar do vento, eles só esperam, gemendo de impaciência, pelo seu veredito”.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Deixe seu comentário