Quadrinhos

Humpa-Pá, o Pele-Vermelha.

Escrito por PH


Humpá-Pá, o pele-vermelha foi mais um herói criado pela dupla francesa Albert Uderzo e René Goscinny, de uma lista de outros personagens que inclui Luc Junior, Tanguy e Laverdure, Jehan Pistolet, Benjamin e Benjamine e Asterix. Devido ao sucesso deste último, seus autores passaram a se dedicar apenas a ele que se tornou um enorme sucesso editorial na França desde 1959, data em que o pequeno gaulês surgiu. Enquanto as aventuras de Asterix se passam em 50 antes de Cristo, mostrando a região da Gália invadida pelos romanos, Humpa-Pá nos leva à uma época bem posterior. A história acontece na América e fala dos primórdios de sua colonizacão, bem antes do tão popular Faroeste, bastante difundido pela indústria cinematográfica de Hollywood entre os anos 50 e 60. Esta América na qual se desenrolam as aventuras de Humpa-Pá é aquela que sofre com os conflitos entre os colonizadores europeus recém chegados e os índios que habitavam os Estados Unidos desde muito tempo. É nesse cenário que um guerreiro pele-vermelha conhece o jovem Humberto da Massa Folheada. Juntos, enfrentam vários perigos que incluem além do próprio branco invasor, a tribo dos Pés-Chatos, inimiga de Humpa-Pá. Este simpático e valente indiozinho despontou no cenário dos quadrinhos em 1951 e apesar de ter tido suas aventuras canceladas, possui seus álbuns ainda editados na França pelas Editions Albert René e em Portugal pelas Edicões ASA. Em terras lusitanas, esta série chegou a ser editada também pela Editorial Íbis e pela Livraria Bertrand. No Brasil, todos os títulos de Humpa-Pá foram publicados pela Bruguera e Editora Record, mas saíram de catálogo. Quem quiser comprar esta coleção, já sabe que terá de procurar os gibis em sêbos (alfarrabistas) ou importar diretamente de Portugal onde se encontram à venda, por exemplo, na cadeia de livrarias Bertrand Livreiros ou em qualquer Fnac.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

1 Comentário

  • Li alguns volumes que achei em sebos, e gostei muito. Goscinny era um gênio! Quer dizer que em Portugal todos os álbuns estão em catálogo? Que boa notícia, não vejo a hora de comprar tudo. São poucos volumes, né? Faltou citar a quantidade na matéria, se não me engano são oito ou dez álbuns.

Deixe seu comentário