Especiais

Álbum de Figurinhas Galeria Disney de 1976.

Escrito por PH

Era o ano de 1976 e eu estava na sexta série do Externato Cristo Redentor na Urca. Viva a Dona Ivone, a eterna diretora do colégio!!! Hoje, se estive viva, estaria talvez com uns 120 anos. Naqueles tempos de ditadura militar, eu e meus coleguinhas de classse só tinhamos além do estudo, o objetivo de completar o Álbum de Figurinhas Galeria Disney, um grande sucesso de vendas que a Editora Abril lançou na época. Quem sofria mais, eram os pais e mães, angustiados pelo gasto de seus fihos com figurinhas em bancas de Jornal. A gente sempre soube que nunca completaria qualquer álbum que fosse, mas a teimosia cega não deixa ninguém raciocinar direito, ainda mais quando se tem apenas 10 anos de idade. Pois foi justamente o que aconteceu. O álbum nunca foi finalizado e desapareceu lá de casa. Acho até que se perdeu em alguma mudança. Cheguei a pensar que nunca mais o teria de novo em minhas mãos, mas o destino me colocou frente à frente com ele de novo. Eu hoje, dei uma passada na Feirinha de antiguidades da Praça XV, aqui no Rio de Janeiro, com apenas R$ 23,00 no bolso. Foi quando me deparei em uma barraca de velhas bugigangas, com aquela visão do céu! Lá estava ele, me chamando e gritando pelo meu nome. Não sabia que Álbuns de Figurinhas falavam, até este dia. Na mesma hora, perguntei à vendedora quanto custava a peça e ouvi a triste notícia de que sairia por R$ 30,00, bem mais do que eu tinha no bolso. Já estava voltando triste para casa quando ouvi uma voz feminina falando: Tá bom! Eu faço pelo dinheiro que você tem. Eu sei que tenho 45 anos de idade, mas naquele momento, a felicidade que senti me levou de novo aos 10. Agradeço muito à pessoa da feira que me vendeu o livro e que se senbilizou com meu olhar de saudosista pidão, mas devo tudo à dona original, que ao se desfazer desta pérola, me proporcionou tanta alegria. Na capa da publicação estava escrito: “Pertence à Ana Cristina”. É por causa dela que estou escrevendo esta matéria agora. Tirei a sorte grande, pois o livro estava completo, com todas as figurinhas e vale bem mais do que paguei por ele.
Por PH.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

  • Meu caro, sei muito bem como você deve ter se sentido.
    No meu caso, isso rolou quando encontrei o álbum “Superman, o Filme” dando sopa no mesmo lugar em que você achou o seu da Disney. Foram quase trinta anos de espera…
    Por isso, salve a Feirinha da Praça XV !!!

  • Recebi esse comentario de uma amiga muito querida..

    conferir!” (através de tujaviu.com) Álbum de Figurinhas Galeria Disney de 1976. | Tu já …

    Mar 20, 2010 … Era o ano de 1976 e eu estava na sexta série do Externato Cristo Redentor na Urca. Viva a Dona Ivone, a eterna diretora do colégio! …

    20:15juciara dias
    eu tambem colecionei e tenho ate hoje20:16

    juciara dias
    o album esta completo eu ñ dou ñ vendo ñ empresto
    JU DIAS Nativa O Amor do Rio

    Que otimo amiga voce também tem esse tesouro guardado

  • Por favor, vcs poderiam digitalizar as figurinhas e dispor na internet? Eu também colecionei, mas dele não tenho mais nada…
    Salvei a foto da capa.
    Só essa foto já foi gratificante. Imagina só poder rever todo o conteúdo!!!
    Abraços.
    Moisés.

  • Por favor tem como vcs colocarem as figurinhas na internet eu tbm gostaria de ter novamente o álbum o meu se perdeu na mudança quando me casei. Espero uma resposta obrigada.
    Se puder mande por e-mail: ritinha_fof@hotmail.com
    Agradeço desde já.

Deixe seu comentário