Vídeos

A Turma da Praia com Frankie Avalon e Annette Funicello.

Escrito por PH

Houve uma época em plenos anos 70, em que Verão significava assistir aos filmes com Frankie Avalon e Annette Funicello, dupla que protagonizou uma famosa série de Beach Movies. Foram vários títulos produzidos pela americana AIP (American International Pictures), entre 1963 e 1966, tendo a juventude californiana da época, como tema. Essa inquieta garotada, veraniava nas praias de Los Angeles, embalada por Surf, Rock’n Roll e “sexo”. É claro que não era aquele sexo animal que você pode estar imaginando, afinal, o começo da década de 60, apesar das revoluções que trazia, ainda era uma época de muita inocência. No Brasil, esta série ficou conhecida como Turma da Praia e passou na Rede Globo durante os anos 70, na Sessão da Tarde. Muitas vezes, tinhamos um filme exibido a cada dia. Além de Frankie Avalon que interpretava o surfista galã Frankie e de Annette Funicello, como Dolores ou Dee Dee para os íntimos, outros atores se juntaram à turma, ao longo do tempo: Deborah Walley, Tommy Kirk, Fabian, Dwayne Hickman, Bobby Shaw e Buster Keaton. Annette, nem sempre fazia par romântico com Frankie Avalon e flertou também com Fabian, Dwayne Hickman e Tommy Kirk. Há quem diga que foram apenas 7 títulos desta série, mas se levarmos em consideração um elenco base que sempre participou de todas as aventuras da praia, mesmo que separadamente, podemos chegar a um número muito maior de filmes. Confesso que não foi fácil reunir todos aqui, mas o seu Repórter dos Seriados PH, sempre sonhou em juntar tudo em apenas uma matéria. Com vocês agora, a lista de todos os filmes AIP da Turma da Praia:

Beach Party ou Praia dos Amores de 1963 é o primeiro da série. Nele, o antropólogo interpretado pelo ator Robert Cummings, se instala na praia de nossa conhecida turma, para estudar o seu comportamento, e pode se tornar um importante rival de Frankie, já que Dolores ou Dee Dee, interpretada por Annette Funnicello, se sente seduzida pelo cientista, bem mais velho e inteligente que Frankie. É aventura na certa, recheada de ondas, biquínis e amores. Foi lançado em dvd no Brasil pela Fox.

Muscle, Beach, Party, ou Quanto mais músculos melhor de 1964, é o segundo filme desta saga praieira, e tem Frankie e Annette nos papéis principais. Os dois presenciam a sua praia ser, literalmente, invadida por uma turma de fortões, comandados por um treinador, interpretado por Don Rickles. Paralelamente a esta trama musculosa, Frankie se encanta por uma ricaça italiana, cujo iate se encontrava ancorado em frente à praia. Destaque neste filme, para a participação de Stevie Wonder ainda menino, quando era conhecido como Little Stevie Wonder.

Bikini Beach ou A praia dos Biquinis de 1964, trás mais uma vez o casal Frankie e Annette. Tudo ia bem com a nossa Turma da Praia, até que surge no pedaço, um milionário chamado Harvey Huntington Honeywagon III, convencido de que os jovens da época só pensavam em sexo e tinham a mentalidade inferior a de um chimpanzé . Harvey pretende com a ajuda de seu macaco Clyde, transformar a Praia dos Biquinis em um centro de retiro para pessoas mais velhas. Enquanto isso, um roqueiro inglês, Potato Bug, vai morar nesta mesma praia e começa a roubar a atenção de Dolores (Dee Dee) para desespero de Frankie. O hilário cantor, paródia escrachada do estilo Beatles, também é interpretado por Frankie Avalon. Bikini Beach foi lançado em dvd no Brasil.

Pajama Party ou Festa do Pijama de 1964 não se passa na praia, que é substituída por uma mansão com piscina onde festas regadas a muito Rock’n Roll são realizadas quase diariamente. O filme apresenta Tommy Kirk e Annette Funicello nos papéis principais. Annette não interpreta a sua já tradicional personagem Dolores (Dee Dee) e nesta aventura faz o papel da personagem Connie. Frankie Avalon, por sua vez, faz apenas uma pequena participação especial como ET chefe de alienígenas que estudam a Terra. Aliás, este é tema do filme: um marciano (Tommy Kirk) visita à Terra e acaba se envolvendo com a juventude roqueira da época. Passou pela última vez no Brasil no canal Telecine em versão legendada e não está incluído na caixa de filmes da Turma da Praia, em dvd, que foi lançada recentemente nos Estados Unidos. Este título faz parte de uma coleção chamada Midnigt Movies da MGM e é possível comprá-lo separadamente em lojas americanas especializadas.

How to stuff a wild bikini ou Como rechear um biquini selvagem de 1965 trás o veterano ator Mickey Rooney como um empresário promovendo seu produto através de uma corrida de motocross pelos Estados Unidos. Frankie está longe nesta aventura, servindo à Marinha Americana nos mares do sul e preocupado se sua Dee Dee interpretada por Annette Funiccelo está sendo fiel a ele na Califórnia. Frankie contrata então, os serviços de um feiticeiro interpretado pelo comediante Buster Keaton que envia uma espécie de pássaro enfeitiçado para vigiar a moça. O filme tem participação especial de Elisabeth Montgomery, a Samantha do seriado A Feiticeira.

Beach Blanket Bingo ou Folias na Praia de 1965 tem no elenco Frankie Avalon, Annette Funicello, Deborah Walley, Paul Lynde (o Tio Arthur da Feiticeira), John Ashley e Buster Keaton. O filme mostra uma jovem e linda cantora (Linda Evans do seriado Big Valley), agenciada por Paul Lynde e que no final do filme é sequestrada pela turma de motoqueiros The Ratz, liderada por Eric Von Zipper. O filme trás ainda um pouco do universo do paraquedismo, ausente até então na série. Curiosa também é a participaçao da atriz Marta Kristen no papel de uma sereia que ainda iria fazer muito sucesso em Perdidos no Espaço de Irwing Allen. Folias na Praia foi lançado em dvd no Brasil.

Ski Party de 1965 muda radicalmente o foco da série, da praia para uma estação de ski na neve na Califórnia. Neste filme, Frankie Avalon and Dwayne Hickman se disfarçam de mulher para aprender a esquiar e roubar a atenção de suas duas pretendentes, Deborah Walley and Yvonne Craig que não estavam dando muita bola para os dois. Annette Funnicello faz apenas uma pequena aparição no começo do filme. Inesqueçível, é a participação de James Brown cantando a música que o levaria mais tarde à fama: I feel Good.


Sergeant Dead Head ou Astronauta por acaso, no Brasil, é uma produção de 1965 e também não se passa na praia, embora traga o mesmo elenco de sempre com exceção de Annette Funnicello. Estão lá: Frankie Avalon, Deborah Walley, Buster Keaton e Harvey Lembeck. O filme conta ainda com a participação do veterano ator Cesar Romero. A aventura dessa vez é espacial e começa quando um astronauta vai para o espaço com um chimpanzé. Quando os dois retornam à Terra, descobre-se que houve uma inversão de papéis no melhor estilo “Se eu fosse você”. O chimpanzé passa a ter o cérebro do astronauta, e o astronauta, o cérebro do chimpanzé. Este filme é muito raro e difícil de achar até mesmo nos Estados Unidos. Se alguém encontrar um destes perdidos por aí, pode avisar ao seu Repórter dos seriados PH, que está louco de vontade para assistir de novo esta pérola do passado!!!!

Dr. Goldfoot and the Bikini Machine é uma produção de 1965 e tem no elenco, Vincent Price como o maquiavélico Dr. Goldfoot, Frankie Avalon, Dwayne Hickman e Deborak Walley. Goldfoot é um cientista maluco que cria um exército de mulheres robôs com o objetivo de seduzir milionários e roubar suas fortunas. Uma das garotas-robô, inclusive, é interpretada por Deena Lund que três anos mais tarde, integraria o elenco de Terra de Gigantes de Irwin Allen. Annette Funicello aparece rapidamente neste filme, numa pequena ponta.

Dr. Goldfoot and the Girl Bombs é um filme de 1966 que de relação com os filmes anteriores da Turma da Praia, trás apenas Vincent Price no papel do Doutor Goldfoot e o cantor/ator Fabian como o mocinho da aventura. Nesta sequência, o malvado cientista reativa o seu exército de mulheres robô. A fita foi rodada na Itália e dirigida por Mario Brava. Muitos nem o consideram como um genuíno filme da Turma da Praia, sendo apenas uma medíocre seqüência de Dr. Goldfoot and the Bikini Machine. Dessa vez, o exército de mulheres do arqui-vilão cientista está a serviço do governo da China. O objetivo é o de realizar atentados contra vários generais do exército de outros países, tentando provocar uma guerra em escala mundial. Neste filme que fez mais sucesso na Itália do que nos Estados Unidos, as mulheres explodem de verdade ao encontrar seus alvos militares. Não é á toa que são chamadas de Mulheres Bomba. Típico filme que explora os sombrios tempos da Guerra Fria, mas que passaria despercebido, se não fosse a presença do fantástico Vincent Price.

The Ghost in the Invisible Bikini foi realizado em 1966 e se passa numa casa mal-assombrada. Neste filme de terror de mentirinha, o fantasma do recentemente morto Mr. Hiram Stokley (Boris Karloff) decide que tem 24 horas para realizar uma missão, antes de ir definitivamente para o céu. Com a ajuda de sua namorada, também fantasma, Cecilty, tenta impedir que seu advogado desonesto se apodere de sua fortuna. O filme trás Tommy Kirk e Deborah Walley nos papéis principais. Harvey lembeck faz uma pequena participação especial no filme como Eric Von Zipper.

Em Fireball 500 de 1966, mais uma mudança de ambiente acontece e a Turma da Praia vai parar no mundo das corridas de automóveis de Stock Cars. Neste filme, o romance também muda. Frankie tem uma nova namorada interpretada pela atriz Julie Parrish e Annette vive um romance com o cantor/ator Fabian. Harvey Lembeck, o eterno Erick Von Ziper da turma de motociclistas Ratz, também troca de papel, interpretando um malvado vilão.

THUNDER ALLEY DE 1967, volta ao tema das Stock Cars com Fabian e Annette Funicello nos papéis principais, embora não façam par romântico nesta aventura. Fabian interpreta um corredor que ao provocar acidentalmente a morte de um piloto durante uma corrida, é obrigado a deixar a profissão, mas acaba retornando mais tarde às pistas. Emoção, velocidade e amor na sua tela, diretamente do Túnel do tempo do seu Repórter de Seriados PH.

Back to the Beach ou De Volta à Praia de 1987 foi o último filme da série da Turma da Praia, lançado apenas em vhs no Brasil. Depois de muito tempo e já casados, com 2 filhos, entre eles um garoto punk, Frankie, Annette e o menino retornam à Califórnia para visitar a filha que passava uns tempos na casa de praia dos pais. Eles não sabem, mas dentro da casa, está o namorado da garota que morava secretamente em sua companhia. Pois é Frankie e Dee Dee……. Os tempos mudaram!!! Infelizmente, não se conseguiu neste filme, manter o mesmo clima da série dos anos 60, mas vale á pena assistir este que é na verdade, o último suspiro da Turma da Praia. O filme não é lá grandes coisas, mas serve para matar a saudade dos fãs mais calorosos.

Bem!!! Deu um trabalhão fazer esta matéria, mas a missão foi cumprida!! Um a um, listei todas estas preciosidades que agitaram as Sessões da Tarde da garotada, nos inesqueçíveis verões dos anos 70. Muita gente deixava de ir à praia de verdade para curtir na TV, a Praia dos Biquinis e a Turma da Praia!!! Saudades!! Muitas saudades!!

E agora, curta Annette Funicello cantando o clássico “I’ll never change him” do filme Beach Blanket Bingo!!

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

Comentar

  • Essa serie da praia marcou minha juventude
    foi uma epoca maravilhosa onde me reunia com as amigas e faziamos nosso aniversario na praia com a galera da escola é os pais de segurança,,, igual essa serie que a maioria assistia era a febre da epoca,,espero um dia rever algumas serie da turma da praia,parabéns

  • Houve uma época em plenos anos 70, em que Verão significava assistir aos filmes com Frankie Avalon e Annette Funicello, dupla que protagonizou uma série de …
    ocultar comentários

    Pandora Pereira, A Fênix Assisti também, que saudades!Há 40 minutos Ju Dias Nativa O Amor do Riooooo Eu também adorava essa turma vi todos adorava ver os bjs ao luar na praia hum era uma delicia.Há 5 minutos

  • Inesquecível!

    Foi no início das transmissões à cores no Brasil!

    Tinha uns 12 anos no primeiro verão (janeiro, 1974) e 13 anos no segundo quando assisti na sessão da tarde!

    Naquela época, um filme levava uns 5 a 7 anos para ser exibido na TV.

  • Muito bom!

    Na Tv a cabo alguns títulos mudam:

    – The Ghost in the Invisible Bikini como “O fantasma de biquini”

    – Pajama Party como “Eu, Ela E o Pijama”

    – Dr. Goldfoot and the Bikini Machine como “A máquina de fazer biquinis”

    – Dr. Goldfoot and the Girl Bombs como “Bonecas Explosivas”

    – Thunder Alley como “A pista do Trovão”

    – Back to the Beach como “De volta a praia dos amores”

  • hoje descobri este tezouro imensuravel estarei aqui mais vezes para lembrar com saudades meu passado de uma epoca maravilhosa, valter

  • Tenho assistido os filmes pelo Telecine Cult,nos fins de semana à tarde,as musicas são demais, varias são puro Surf Music/rock’n’roll da melhor qualidade,muito bom,minas lindas e descalças,compensam as historias bem simplesinhas. ~Emerson limeira SP.

  • Esses filmes deixaram marcas em quem era criança ou adolescente nos as 70, muita sessão da tarde com essa Turma.
    Alguem sabe me dizer se ainda estão vivos?

Deixe seu comentário