Vídeos

Cyborg 009, um dos melhores desenhos animados japoneses de todos os tempos.

Escrito por PH


Cyborg 009 foi antes de tudo, um mangá (gibi Japonês) criado por Shotaro Ishinomori, exibido nos anos 70 em sua primeira versão pela extinta TV TUPI. Esta primeira temporada surgiu no ano de 1966 no Japão e durou até 1968 com um total 26 episódios em preto e branco. A série contava as aventuras de nove cyborgs criados pelo cientista Doutor Gilmore e comandados pelo incrivelmente rápido Cyborg 009 ou Joe Shimamura, seu nome verdadeiro. Nesta série, aliás, cada um tinha um poder especial que era usado para defender a Terra de diversos tipos de inimigos. Resumindo, os nove heróis eram:

Cyborg 001 ou Ivan Wisky, um bebê soviético superinteligente que possui poderes psíquicos, telecinéticos e que se comunica através de telepatia embora não saiba falar.

Cyborg 002, um americano também conhecido como Jet Link, que tem o poder de voar através de jatos embutidos em seus pés.

Cyborg 003 ou Françoise Arnoul, a única mulher do grupo. É uma bailarina francesa que tem a habilidade de ver e ouvir muito além da capacidade humana. Dizem as más línguas que possui um caso amoroso com o Cyborg 009, embora o romance nunca tenha sido confirmado. Era Françoise que toma conta do bebê Cyborg 001.

Cyborg 004 ou Albert Heinrich, um alemão que perdeu sua esposa no passado, ao tentar fugir de Berlin na Alemanha. Tem seu corpo totalmente revestido de armas. É capaz de disparar tiros com os dedos das mãos e até mesmo, soltar mísseis tele-guiados de seus joelhos.

Cyborg 005 ou Geronimo Jr., um índio americano que tem o corpo de metal e força equivalente à de mil homens. Já foi operário de construção e ergue pesos com muita facilidade. Também tem a habilidade de sentir as vibrações da natureza.

Cyborg 006 ou Chang Changku, um cozinheiro de mãos cheias, dono de um restaurante de comida chinesa e que consegue lançar jatos de chamas pela boca.

Cyborg 007, o transmorfo do grupo que consegue transformar-se em pessoas, animais, objetos ou até mudar de tamanho.

Cyborg 008, o único negro do grupo. Conhecui também como Pyunma, é um nigeriano que consegue respirar em baixo d’água. Seus poderes são fundamentais fundamentais em missões aquáticas em oceanos, rios e lagos.

Cyborg 009 ou Joe Shimamura é o herói principal do desenho. Ele corre numa velocidade fantástica chamada de Modo Acelerado e possui uma pistola que dispara raios laser.

Em 1979 foi criada a segunda série, já em cores, e que nunca foi exibida no Brasil, sendo um incrível sucesso de público na Itália. Também existiram alguns longa-metragens como Cyborg 009 e o Monstro do Mar de 1967 que chegou a ser lançado dublado no Brasil em VHS e A Lenda da Super Galáxia de 1980 onde nossos heróis são obrigados a enfrentar o terrível exterminador de mundos, o alienígena Zoa. Mais recentemente, o Cartoon Network exibiu a terceira série colorida de 2001 com 51 episódios e que foi dividida em duas temporadas. Dois dvds deste desenho animado foram lançados no Brasil e Estados Unidos. Infelizmente, somente a primeira série completa em PB está disponível em dvd no Japão, sem legendas e no original em japonês. Taí mais uma do PH que, literalmente, vestiu a camisa do Cyborg 009 para escrever este texto.
E está lançado um desafio no melhor estilo “Onde está Wally”. O seu Repórter dos Seriados PH aparece em uma das fotos acima. Você conseguiria localizá-lo? Quem conseguir, ganhará o direito de escolher a próxima matéria. Confira também, em seguida, a abertura original do seriado de 1966.

Sobre o Autor

PH

É ex-locutor do TOP TV da Record e radialista. Também produz a série Caçador de Coleções e coleciona HQs europeias, nacionais e quadrinhos underground

2 Comentários

  • Esse contato e do Mexico..
    X Norma Florida Rangel Vera comentou – Na segunda

    Igualmenet otra serie inolvidable ¡¡¡¡
    X Fernando Nieves comentou – Na terça

    que buenas series televisibas estaban paiques !!!
    X Ju Dias comentou – Na terça

    agitado por las tardes a los niños en los años 70. Esta es otra de tus series intrépido reportero y PH Esta cuestión… ver más produjo en 90 años por kiawe Richard y Peixoto, PH narrado, es una de esas veces en el programa de TV TOP. EN BRASIL ver menos
    Escreva um comentário…

    X Norma Florida Rangel Vera comentou – Na segunda

    Magnifico album de fotos, gracias por todos esos recuerdos, recordar es vover ha vivir, besitos amigo JU

    X Norma Florida Rangel Vera comentou – Ontem

    TODAS ESTAS SERIES LAS VI CUANDO ERA NIÑA, BELLOS RECUERDOS, GRACIAS JULI

Deixe seu comentário